Para moderadores

Caros moderadores,

Muito obrigado por aceitarem moderar uma mesa no VIII EMEP a decorrer de 9 e 10 de agosto de 2019. O tempo passa rápido e esta é uma boa altura para rever os procedimentos da moderação e dos conferencistas durante o evento. Aqui estão algumas considerações sobre as funções da moderação:

1. Lembrem aos conferencistas no início quanto tempo têm para apresentar (20 minutos) e informem que vão cronometrar as apresentações para que seja justo e todos os conferencistas tenham o seu tempo completo. Isto é importante para haver tempo para as perguntas e respostas.

2. Utilizem a breve biografia submetida pelos conferencistas para os apresentar à audiência (2 minutos) e leiam o título do artigo que vai ser apresentado. Se assim desejarem, contactem os conferencistas e peçam mais detalhes sobre como gostariam de ser apresentados.

3. Depois das apresentações, o tempo que restar e para perguntas e respostas. Uma das funções dos moderadores é garantir que todos os conferencistas são incluídos nesta parte da sessão. É comum que os membros da audiência esqueçam as perguntas para os primeiros artigos, por isso, preparem uma ou duas perguntas para cada conferencista e façam o possível por incluir todos e manter o diálogo.

4. As mesas vão ter moderadores incluem três cartões (5 minutos, 1 minuto, e Por favor, termine) para ajudar os moderadores a gerir as sessões. Este procedimento tem sido usado com grande sucesso em outras conferências e facilita as transições e a pontualidade. Convidamos os moderadores a usar este sistema, mas não é obrigatório.

5. No final, antes de agradecer a presença de todos e encerrar a sessão, por favor, lembrem a todos os presentes as atividades que se vão seguir e a que horas.

6. Se os palestrantes não comparecerem, por favor, continuem com o palestrante seguinte, mas não permitam que outra pessoa leia o artigo de um colega ausente, não há participações por Skype ou qualquer outro meio eletrónico, e não permitam que colegas que estão no programa em outra mesa façam a sua palestra -- estas coisas já aconteceram no passado e muito afetaram o andamento dos trabalhos.

Muito obrigado por todos pelo trabalho durante o encontro. Por favor, contacte-nos se tiver alguma questão. Espero vê-los todos em Cambridge, Massachusetts.

Boa viagem.