Bem-vindos à página do VII EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português! (#VIIEMEP), uma organização da AOTP - American Organization of Teachers of Portuguese. O próximo encontro vai ocorrer nos dias 3 e 4 de agosto de 2018 na University of Pittsburgh, PA.

O VII EMEP é um evento dedicado ao ensino da língua portuguesa. Além de reunir profissionais de todo o mundo e promover o trabalho colaborativo e cooperativo entre eles, o encontro é ainda um espaço onde novos recursos e materiais são apresentados por editores, instrutores e pesquisadores da área. O encontro terá palestras especializadas, mesas redondas e oficinas de trabalho sobre novas e inovadoras estratégias de ensino e aprendizagem de português. As comunicações apresentadas no VII EMEP serão publicadas em livro, depois dos textos submetidos sem identificação do(s) autor(es) serem aprovados por avaliadores anônimos. Para apresentar no evento, os palestrantes precisam se filiar à AOTP. Quem tiver interesse em apresentar material pedagógico (livros, vídeos, software, etc.), ou em colocar propaganda no programa do evento, por favor, entre em contato diretamente pelo email info@emepsite.com.
Palestrante convidado
José Carlos Paes de Almeida Filho
(Universidade de Brasília)
Possui graduação com Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), Mestrado em Educação em Lingua Estrangeira pela Universidade de Manchester (1976), Inglaterra, e Doutorado em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Línguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Aprendizagem e Ensino de Línguas, com ênfase nos processos de aquisição e ensino de línguas, abordagens de ensino de idiomas, história do ensino de línguas no Brasil, políticas de ensino de linguas, ética profissional no ensino de lingua estrangeira, epistemologia da linguistica aplicada, formação de professores de línguas e ensino de português a falantes de outras línguas e cultura brasileira. Entre outros, publicou os seguintes livros: Dimensões Comunicativas do Ensino de Línguas; Português para Estrangeiros/Interface com o
Espanhol; Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação.
Comentadora:
Denise Weiss
(Universidade Federal de Juiz de Fora)






Palestrante convidado
John M. Lipski
(The Pennsylvania State University)
John M. Lipski é professor de linguística no Departamento de Espanhol, Italiano e Português e Diretor do Programa de Lingüística da Pennsylvania State University. Ensinou nas universidades do Novo México, Flórida, Houston e do Estado de Michigan. É especialista em dialectologia, contato linguístico, aspectos formais do bilinguismo, línguas crioulas e elementos africanos em espanhol e português. Realizou pesquisas em Espanha, em todos os países da América Hispana, no Brasil, países na África, nas Filipinas e várias comunidades de língua espanhola nos Estados Unidos. Além de mais de 290 artigos, publicou os seguintes livros: Linguistic aspects of Spanish-English language switching; The Spanish of Equatorial Guinea; Fonética y fonología del español de Honduras; El español de Malabo; Latin American Spanish; The language of the Isleños of Louisiana; The speech of the Negros Congos of Panama; El español de América; El español en síntesis [con Eduardo Neale-Silva]; Varieties of Spanish in the United States; A history of Afro-Hispanic language; Afro-Bolivian Spanish, El habla de los Congos de Panamá en el contexto de la lingüística afrohispánica.
Comentadora:
Ana Clotilde Thome Williams
(Northwestern University)